O Instagram
é uma ferramenta plenamente visual e com aspiração para arquitetura, design,
artes. Como era de se esperar, com o passar do tempo também foi “invadida” por
anúncios e perfis comerciais apresentando seus produtos.
A grande
questão aqui é: adianta eu colocar anúncios trabalhados no Photoshop (como
“panfletos digitais) e explorar somente questões comerciais? Não.
O caminho
para ambientes digitais que exploram a imagem crua em boa fotografia é sempre
trabalhar neste caminho. Utilizando o mínimo de informação sobreposta – como
logotipos, formas, textos aplicados.
A regra
para as fotografias e vídeos são as mesmas que você vai utilizar para
apresentar imóveis em seu site ou portais.
Tenha em
mente que você vai precisar de uma boa câmera em seu celular. Sempre observe
que isto é um investimento, nunca um custo ou besteira. É assim que seu cliente
vai ver o imóvel pela primeira vez – por isto ele precisa do encanto que se
teria tal qual o teria pessoalmente na visita.
Use uma
postagem com mais de uma foto para apresentar um imóvel. Não necessariamente
você precisará ter 10 fotos no carrossel, mas ao menos 4 ou 5 que comuniquem
bem as qualidades do imóvel.
Um texto
curto e direto, mas que não tenha a rigidez de um anúncio de jornal de 10 anos
atrás. Não é questão de falar muito em pouco espaço, mas de cativar a atenção e
complementar a informação que as fotos passam.
Assine ao fim deste texto o seu telefone.
Não faça somente
postagens comerciais, mas sim muitas postagens que apresente aos seus
seguidores seu conhecimento sobre o mercado, sobre arquitetura, etc. A mesma
lógica utilizada no blog ou Facebook – pois os anseios e repulsas são
semelhantes (ainda mais aqui por se tratar de conteúdo altamente visual e
inspirador).
O espaço de
curta duração, que fica disponível por até 24h é boa ferramenta para você
comunicar ou seu conhecimento ou um imóvel, seja ele um usado ou um lançamento.
Agora você
ainda pode dar destaque aos que mais gostar, organizá-los e deixar disponível
por tempo indeterminado.
Com a
função de transmitir ao vivo, você ainda pode ir mais longe! Pode até mesmo
fazer um programa, regular e com hora determinada. Através dele, pode
apresentar empreendimentos; dar informações da semana do mercado imobiliário e
comentar elas com sua opinião e análise; responder dúvidas de clientes ao vivo;
etc.
O Instagram
não transforma em link uma URL no texto da descrição, nem permite copiar apenar
um trecho do texto. Logo, não é local para você inserir um link. Este é um dos
poucos pontos negativos da rede social.
Como “saída
única”, deixe o link do seu site ou blog na biografia do perfil, a bio. Ali a
pessoa poderá acessar e visitar o local que indicou. Para que a pessoa encontre
algo que você citou numa postagem, indique algo que a pessoa vá facilmente
encontrar como a descrição do imóvel em tipo, dormitórios, bairro, preço; ou o
título do post no blog; por exemplo.
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